A recuperação de Impostos ocorre a partir do levantamento geral de todos os impostos pagos, ao fazer esse levantamento o contador tem dimensão dos impostos que foram cobrados pelo governo indevidamente. Toda vez que surgem tributos que contrariam as regras do governo de cobrança a sua empresa tem direito de realizar a recuperação
A Gestão Fiscal inteligente evita erros na recuperação de impostos.
Para começar é preciso saber se sua empresa acumula créditos e possui impostos a recuperar, tanto os federais como IPI, PIS e COFINS, como os estaduais, como o ICMS. Identificadas as situações que geram o direito ao crédito federal é preciso organizar o pleito junto à Secretária da Receita Federal, ou no caso do ICMS, na Secretaria da Fazenda Estadual, com a certeza de um mínimo de exposição fiscal. Exatamente nesse ponto é relevante contar com o apoio de uma consultoria especializada.
Veja alguns setores e atividades que podem gerar impostos a recuperar:
- Grandes importadores como o setor Automotivo, Eletroeletrônico, Bens de Capital. Empresas com participação relevante de importações e compras dentro do estado e com venda expressiva para outros estados com alíquota estadual menor.
- Setores Petroquímico, Mineração, Agronegócios, Agropecuária, Papel e Celulose. Empresas predominantemente exportadoras ou com participação de vendas para exportação superior a 25%.
- Setores Automotivo, Energia, Commodities, Bens de Consumo, com regimes especiais vinculados à exportação como o Drawback.
Para saber mais, entre em contato.